Imagem capa - 6 dicas para escolher o fotógrafo do casamento por Rafael Acioli
DICAS

6 dicas para escolher o fotógrafo do casamento

Fala, pessoal! Tá com dúvida sobre escolher o fotógrafo ideal que vai registrar todos os detalhes do seu casamento? Pois cheguei para ajudar com dicas nesse sentido.


E é um tema delicado, já que fotografia de casamento é um produto que você não sabe previamente o que tá contratando. Ao contrário, por exemplo do bolo, que você pode experimentar antes e escolher o sabor ideal. A banda da festa, também, dá para escolher o repertório que vai ser tocado.


Mas, a fotografia é diferente. Você só vai saber depois que receber as imagens. Vamos às dicas?


1) Defina seu estilo fotográfico. Em casamento, há dois estilos: a fotografia tradicional e a espontânea. Prefere aquelas fotos mais posadas ou mais espontâneas? Há quem goste dos dois, para dar um bom contraste. Mas é preciso definir o que você curte mais, o que você busca para seu grande dia. A pergunta-chave é: como você imagina receber as fotos do seu casamento? Então decida seu estilo na hora de escolher o profissional.


2) Visite todos os fotógrafos que você selecionou. Não escolha muitos! No máximo três é o ideal para não ficar cansativo e evitar que você se perca com muitas opções. Não indico que você feche negócio apenas pela internet. Se não der para encontrar o fotógrafo, pelo menos agende uma reunião virtual para conhecê-lo e conhecer o trabalho dele.


3) Estipule um orçamento máximo para a contratação do fotógrafo. É importante estabelecer um limite junto ao profissional. Converse com ele para chegar a um acordo para não estourar o horizonte financeiro do evento. Se ficar muito acima, negocie para a retirada de algum serviço.


4) Contrate um pré-wedding. O pré-wedding é aquele ensaio fotográfico que fazemos antes do casamento. O fotógrafo pergunta aos noivos sobre lugares a que eles costumam ir, que signifique muito para a história deles. Esse ensaio é importante para estabelecer uma maior conexão com o profissional, evitar timidez e desenvolver confiança e familiaridade com o fotógrafo no dia do casamento.


5) Descubra quais são os prazos do fotógrafo. Quanto tempo ele vai demorar para entregar as fotos; se ele entrega uma prévia logo após o casamento; em quanto tempo o álbum físico fica pronto. Tudo isso é muito importante para que você se programe e não tenha surpresas após realizar o investimento.


6) Descubra os prazos de pagamento. É importante que o fotógrafo não comprometa o seu orçamento. Se ele vier com entradas muito elevadas, é um sinal de alerta de que talvez ele esteja precisando urgente de dinheiro e isso pode prejudicar o resultado final e dar dores de cabeça futuras. Encontre o fotógrafo que vai facilitar sua vida!


É isso, pessoal! Espero que tenham gostado das dicas e que seu casamento seja simplesmente inesquecível. Curtiu? Deixa teu like, teu comentário, tua dúvida. Aqui estamos sempre à disposição. Valeu!